ESCOLA
ESTADUAL REVERENDO URBANO DE OLIVEIRA PINTO
PROFESSORA RESPONSÁVEL: MARTA CANAZZA
PROJETO REALIZADO COM ALUNOS DOS 7º
ANOS COM O APOIO DO GRÊMIO ESTUDANTIL PARA EXPOSIÇÃO AGOSTO/2018.
INTRODUÇÃO
[1]Para
Piaget citado por Bock (2002), a criança passa por quatro estágios de
desenvolvimentos, sendo eles: o primeiro período compreendido pelo estágio
sensório-motor (0 a 2 anos); segundo período, correspondido pelo pré-operatório
(2 a 7 anos); terceiro período, operações concretas (7 a 12 anos); e por último
o quarto período que são as operações formais (12 anos em diante). o
período das operações formais é o ápice do desenvolvimento cognitivo.
Logo
deduzimos que o pensamento antes representativo torna-se abstrato, o pensamento
torna-se hipotético-dedutivo, ou seja, é capaz de pensar em diferentes relações
possíveis, a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade.
Nessa fase, através da possibilidade de pensar e lidar com os conceitos de
liberdade e justiça, no plano emocional o adolescente vivencia conflitos
desejando liberta-se do adulto mesmo dependendo dele.
CONTEÚDO
[2]Com
o objetivo de melhorar o ensino da Geometria, o raciocínio lógico e a
interpretação de enunciados, foram construídos em sala de aula figuras e
objetos geométricos que deram ao aluno suporte na aprendizagem e visualização
de sólidos geométricos, permitindo que identificasse elementos que levam as
deduções das fórmulas que definem os cálculos.
Os sólidos de Platão também são
denominados de poliedros, pois são formados por faces, arestas e vértices, vale a relação de Euler (V – A + F = 2) onde V = vértices, A = arestas
e F = faces. A fórmula de Euler, cujo nome é uma homenagem a
Leonhard Euler. ( matemático e físico suíço de língua alemã que passou a maior
parte de sua vida na Rússia e na Alemanha estudando os sólidos geométricos de
Platão)
RELAÇÃO DE EULER é uma fórmula matemática de
áreas específicas da análise complexa na geometria planificada.
Os poliedros de Platão são classificados em cinco classes de acordo com a tabela a seguir:
Os poliedros de
Platão:
O tetraedro possui 4 faces triangulares, 4 vértices e 6 arestas.
O cubo (hexaedro) possui 6 faces quadrangulares, 8 vértices e 12
arestas.
O dodecaedro possui 12 faces pentagonais, 20 vértices e 30 arestas.
O icosaedro possui 20 faces triangulares, 12 vértices e 30 arestas.
Platão estabeleceu algumas relações entre as classes de poliedros e a
construção do Universo. Ele associou os poliedros cubo, icosaedro, tetraedro e
octaedro, respectivamente, aos elementos terra, água, fogo e ar; e o dodecaedro
foi associado ao universo.
Icosaedro: água
Tetraedro: fogo
Octaedro: ar
Dodecaedro: cosmos
Dodecaedro: cosmos
APLICAÇÃO
DO CONTEÚDO: ALUNOS REALIZANDO ATIVIDADES MMR
“Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas
como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição
natural de cada um”.
Platão
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Nome completo
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Πλάτων
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Escola/Tradição:
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Platonismo
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Data de nascimento:
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428/427 a.C.
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Local:
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Atenas, Grécia Antiga.
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