quinta-feira, 14 de março de 2019

MMR EM HABILIDADES GEOMÉTRICA COM O ESTUDO DOS POLIEDROS DE PLATÃO



ESCOLA ESTADUAL REVERENDO URBANO DE OLIVEIRA PINTO
PROFESSORA RESPONSÁVEL: MARTA CANAZZA
PROJETO REALIZADO COM ALUNOS DOS 7º ANOS COM O APOIO DO GRÊMIO ESTUDANTIL PARA EXPOSIÇÃO AGOSTO/2018.

INTRODUÇÃO
[1]Para Piaget citado por Bock (2002), a criança passa por quatro estágios de desenvolvimentos, sendo eles: o primeiro período compreendido pelo estágio sensório-motor (0 a 2 anos); segundo período, correspondido pelo pré-operatório (2 a 7 anos); terceiro período, operações concretas (7 a 12 anos); e por último o quarto período que são as operações formais (12 anos em diante). o período das operações formais é o ápice do desenvolvimento cognitivo.
Logo deduzimos que o pensamento antes representativo torna-se abstrato, o pensamento torna-se hipotético-dedutivo, ou seja, é capaz de pensar em diferentes relações possíveis, a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade. Nessa fase, através da possibilidade de pensar e lidar com os conceitos de liberdade e justiça, no plano emocional o adolescente vivencia conflitos desejando liberta-se do adulto mesmo dependendo dele.

CONTEÚDO
[2]Com o objetivo de melhorar o ensino da Geometria, o raciocínio lógico e a interpretação de enunciados, foram construídos em sala de aula figuras e objetos geométricos que deram ao aluno suporte na aprendizagem e visualização de sólidos geométricos, permitindo que identificasse elementos que levam as deduções das fórmulas que definem os cálculos.
Os sólidos de Platão também são denominados de poliedros, pois são formados por faces, arestas e vértices, vale a relação de Euler (V – A + F = 2) onde V = vértices, A = arestas e F = faces. A fórmula de Euler, cujo nome é uma homenagem a Leonhard Euler. ( matemático e físico suíço de língua alemã que passou a maior parte de sua vida na Rússia e na Alemanha estudando os sólidos geométricos de Platão)
 RELAÇÃO DE EULER é uma fórmula matemática de áreas específicas da análise complexa na geometria planificada.

Os poliedros de Platão são classificados em cinco classes de acordo com a tabela a seguir: 


 Os poliedros de Platão:



O tetraedro possui 4 faces triangulares, 4 vértices e 6 arestas.



O cubo (hexaedro) possui 6 faces quadrangulares, 8 vértices e 12 arestas.

 O octaedro possui 8 faces triangulares, 6 vértices e 12 arestas.


O dodecaedro possui 12 faces pentagonais, 20 vértices e 30 arestas.

 

O icosaedro possui 20 faces triangulares, 12 vértices e 30 arestas.


Platão estabeleceu algumas relações entre as classes de poliedros e a construção do Universo. Ele associou os poliedros cubo, icosaedro, tetraedro e octaedro, respectivamente, aos elementos terra, água, fogo e ar; e o dodecaedro foi associado ao universo.

 Cubo (hexaedro): terra

Icosaedro:             água
Tetraedro:             fogo
Octaedro:              ar
Dodecaedro:        cosmos

APLICAÇÃO DO CONTEÚDO: ALUNOS REALIZANDO ATIVIDADES MMR







Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um”.

Platão
Nome completo
Πλάτων
Escola/Tradição:
Platonismo
Data de nascimento:
428/427 a.C.
Local:
Atenas, Grécia Antiga.

Nenhum comentário: